sábado, 11 de setembro de 2010

Jogue as muletas!

Se voces querem alcançar o despertar, bem como obter êxito nesta vida, devem reverenciar os espíritos de seus antepassados para que possam receber naturalmente a orientação e proteção deles.


No Budismo zen, existem os "KOAN"  que são questões para meditação.
Quase sempre a questão é extremamente dificil, impossivel de ser solucionada com a sabedoria e o discernimento comuns, porque se refere a uma situação aparentemente sem saída, em que o personagem envolvido se vê premido entre duas ou mais forças antagonicas.

Um deles é intitulado " produzir o som do bater das palmas, usando apenas uma das mãos"

isso é algo impossivel, pois temos que usar as duas mãos para bater palmas...

O que fazer?

Não adianta recorrer a inteligencia limitada da mente presa ao aspecto fenomenico (fisico). É preciso transcender o aspecto fenomenico.

Na Seicho-No-Ie , transcende-se o aspecto fenomenico, na vida pratica.
Por exemplo, se um paráplegico pede orientação pessoal pergunta-se:

 O que deve fazer um paraplegico para andar sem muletas? Essa pergunta é um KOAN aplicado na vida prática.

Enquanto acreditar que é incapaz de andar sem se apoiar nas muletas, a pessoa estará presa ao aspecto fenomenico.

Ordenando "Jogue as muletas!!" a pessoa pode responder que se jogar as muletas irá cair,
mas na SNI respondemos,
 "Não importa que o corpo caia, dentro de voce há algo que jamais sucumbirá."

Mesmo que a pessoa caia, ela muda completamente sua visão, deixando de se apegar ao corpo, compreende  que seu EU VERDADEIRO não é o corpo carnal sujeito a queda, deixa de buscar desesperadamente a cura, e compreende que seu EU VERDADEIRO é a própria VIDA DE DEUS.

Assim a cura ocorre quando a pessoa mesmo vendo-se encurralada numa situação de dilema (KOAN), transcende o fenomeno e apreende a imagem verdadeira da vida

O despertar consiste em transcender o aspecto fenomenico justamente numa situação de extrema dificuldade, quando parece não haver nenhuma saída.

A SNI ensina que os atos norteados pela inteligencia humana, sempre nos levam a situações dilematicas, em que ao beneficiar um lado é inevitável prejudicar outro. Tais situações provocam angustias e aflições que podem manifestar também sob a forma de doenças.

Para resolver situaçoes dilematicas é preciso transcender o aspecto fenomenico, e compreender pela experiencia o que significam "o dedo que se levanta, mesmo sem existir"   " o entrevado que anda sem muletas"  "o som do bater palmas produzido por apenas uma mão".

Mesmo que no aspecto fisico, se fique sem os dedos, as muletas, a mão , enfim, todo e qualquer apoio material. O EU VERDADEIRO, ainda consegue levantar os dedos, correr , ou bater palmas - quando despertar para essa verdade o ser humano conhece a verdadeira liberdade da Vida.

(livro A humanidade é isenta de pecado pag 292)

Use o agora com todas as forças!
felicidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar
Muitas felicidadess!